Nossa História

A história da COOPERVITAE se inicia na década de 70, quando o Pároco da cidade de Nova Resende o Pe. José Luiz Gonzaga começa um trabalho de incentivo a pratica da agricultura e medicina alternativa, juntamente com as irmãs religiosas, em especial a irmã Julia.

Nesta época foram feitas várias reuniões com pessoas das comunidades rurais do município que acreditavam no movimento. A partir daí, surgiram questionamentos entre o grupo sobre o uso de agroquímicos na agricultura. Este movimento começou a ganhar força na década de 80 com o apoio de associações rurais, citando um exemplo à Associação de Pequenos Produtores do Bairro Caetés.

Em 1998, o Governo de Minas Gerais em parceria com várias instituições e Ministério do Trabalho, cria o programa Minas Cooperativa – GERACOOP, surgindo assim a AGRONOR (Associação dos agricultores Orgânicos de Nova Resende e Região). Ainda em 1998 foi solicitada a AAO ( Associação da Agricultura Orgânica) para dar início a certificação orgânica.

Em 2001, foi feita a primeira comercialização de café orgânico, porém muito se debatia sobre as dificuldades em comercializar via associação, diante destes questionamentos surge a ideia de criar uma cooperativa, surgindo assim em Julho de 2001 a COOPERVITAE ( Cooperativa Agropecuária dos Produtores Orgânicos de Nova Resende e Região LTDA), com a finalidade de disciplinar a produção, viabilizar a certificação e a comercialização em grupo.

Em 2002 a Coopervitae solicita a BCS-OKO GARANTIE a certificação orgânica para o mercado exterior.

Em 2006 a Coopervitae se certifica como FAIR TRADE (Comércio Justo), certificação criada exclusivamente para a agricultura familiar respeitando seus critérios e começando a fazer suas exportações diretamente.      

Hoje a Coopervitae possui 120 cooperados que unidos buscam dar o seu melhor, produzindo com amor e dedicação e obtendo qualidade de vida digna a todos da comunidade.

       

     

       

       

Nossos Produtos